Blog de aquecimento

Olá turma!

 

No blog abaixo, vocês irão participar com as suas contribuições após fazer a leitura de cada caderno. É um espaço, onde faremos um aquecimento prévio aos encontros presenciais.

Não deixem de postar os comentários.

 

conselhoescolar-rb.blogspot.com/

 

Bom estudo!

Atividade de Reposição do Encontro Presencial - 09/05/2011

Prezados cursistas,

Estou disponibilizando uma atividade que contará como reposição do dia 09/05/2011. Está atividade deverá ser postada no blog de vocês com o título ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO - 09/05.

Vocês terão até o dia 13/05 para realizá-la.

Proposta da atividade: A seguir, vocês tem 5 modelos diferentes de gestão, onde terão que escolher 2 modelos para comentar, 1 de forma positiva e outro de forma negativa. Não esqueça de fundamentar os comentários.

 

Mãos a obra!

5 modelos de Gestão

 

1 Coordenadores de turno para solucionar imprevistos

Um dos principais desafios de Getúlio Fagundes ao assumir o cargo de diretor na EMEF Marcírio Goulart Loureiro, em 2007, foi fazer com que os pequenos "incêndios" diários não bagunçassem o cotidiano. Para tanto, ele escolheu, entre os membros da equipe, três professores para ser coordenadores de turno: Eneida Braga, Leonardo Gelpi Ruhe e Cláudia Menezes. Eles atuam como eventuais na falta de um titular, resolvem os conflitos entre os alunos e preparam os espaços para atividades especiais. "Quando essas questões são resolvidos sem estresse, a rotina segue normalmente", afirma o diretor. Ele lidera uma equipe que conta ainda com dois vices - que cuidam das questões financeiras e administrativas em diferentes turnos e o auxiliam no planejamento de projetos institucionais -, uma orientadora educacional, que faz o contato com as famílias, e quatro coordenadores pedagógicos, responsáveis pela supervisão docente. São esses últimos também que levam os problemas mais graves detectados pelos coordenadores de turno à direção.

Todas as terças-feiras, a equipe discute problemas pontuais, avalia as ações em curso e planeja os próximos passos. "Os debates para chegar a um consenso são a maior riqueza que um trabalho coletivo pode ter", afirma Ricardo Menegotto, um dos vice-diretores. Com as funções bem definidas, Getúlio se dedica ao planejamento geral e a manter uma boa relação com o conselho da escola.

ícone  Observe neste modelo
- A autonomia dos coordenadores de turno impede que os imprevistos atrapalhem a rotina.
- Reuniões regulares fazem com que as ações da escola estejam sempre sendo avaliadas.

ícone  Cuidados a serem tomados
- A delegação de responsabilidades não exime o diretor e os vices de supervisionar o dia a dia. Daí a importância de manter um bom fluxo de informações e fazer reuniões de equipe bem focadas.

 

 

 

2 Burocracia e administração descentralizada

O Jardim de Infância da 308 Sul é uma escola pequena, mas a estrutura administrativa é bem articulada. Tanto a diretora, Maria Valderez Moraes, como a vice, Andréia dos Santos Gomes, têm autonomia para assinar documentos e tomar decisões que dizem respeito ao planejamento escolar. "Nós duas temos responsabilidade sobre as ações em andamento", afirma Maria Valderez, que se ocupa mais do contato com a Secretaria de Educação, a Diretoria de Ensino e a comunidade, da atuação junto ao conselho e da elaboração e atualização do projeto político-pedagógico (PPP). Ambas puderam convidar outros profissionais para participar da equipe. Usaram critérios técnicos para escolher a supervisora administrativa, Gabriela de Oliveira Melo, que zela pelas instalações do prédio e cuida das finanças, e a chefe da secretaria da escola, Raquel Lucas da Silva, que responde pela organização dos documentos, pelas matrículas e pelo controle de transferências e faltas.

Do pedagógico, aliás, Valderez também não cuida sozinha. Faz parte da equipe gestora a supervisora pedagógica Elisvânia Amaro da Silva, que responde pela formação continuada dos docentes, monitora a implantação das diretrizes curriculares e acompanha o trabalho dos coordenadores pedagógicos - na rede, eles são escolhidos pelos professores para atuar diretamente na sala de aula como eventuais ou auxiliares.

ícone  Observe neste modelo
- As questões burocráticas e administrativas foram delegadas a dois profissionais que têm autonomia para resolvê-las, sem que se exima o diretor de orientar o trabalho e supervisionar as ações.

ícone  Cuidados a serem tomados
- Compartilhar tarefas facilita a vida do líder, porém ele deve ter ferramentas para supervisionar as ações em andamento (como questionários, indicadores e relatórios).

 

 

3 Decisões e ações compartilhadas

Com uma equipe gestora enxuta, a EMEF Anísio Teixeira consegue, além de dividir bem as tarefas, estabelecer um bom fluxo de informações. A direção é compartilhada por três coordenadores: Ednalva Santos Silva (geral), André Fernandes (administrativo) e Maria Bernadete da Conceição (pedagógica). Ednalva representa a escola nos eventos da Secretaria de Educação e é a interlocutora quando se trata de relacionamento com a comunidade. André cuida das ações ligadas à tesouraria, à secretaria e à infraestrutura. A coordenadora pedagógica orienta os professores de acordo com as metas do PPP, acompanha o desenvolvimento dos alunos com base nos registros dos docentes e nas observações de sala de aula e organiza as reuniões de pais. Com isso, a coordenadora geral foca sua ação na análise dos problemas e no planejamento das ações pedagógicas e institucionais. "A equipe enxuta facilita a tomada de decisão e o bom fluxo de informações, permitindo um trabalho alinhado", explica Ednalva.

Os três gestores frequentam os encontros mensais de formação oferecidos pela Secretaria de Educação, em que encontram profissionais de outras escolas para compartilhar experiências. Mensalmente, gestores, professores e funcionários se reúnem para fazer o planejamento e avaliar as ações pedagógicas.

ícone  Observe neste modelo
- A divisão racional de tarefas, mesmo com equipe pequena, não emperra a rotina e faz com que a coordenadora geral possa focar no planejamento.
- A facilidade na tomada de decisão e no compartilhamento das informações.

ícone  Cuidados a serem tomados
- A comunicação ágil em equipes pequenas não pode substituir a produção de registros - principalmente os relativos ao atendimento aos pais e aos imprevistos -, úteis para a avaliação e o acompanhamento das ocorrências.

 

 

4 Nova estrutura para atender em tempo integral

O Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) passou por uma recente reestruturação. A diretora, Maria Olívia de Araújo, e a coordenadora de finanças, Neusivânia Ribeiro Dias Moraes, que cuida das questões burocráticas e administrativas, receberam profissionais para dar suporte às novidades da escola em tempo integral. Três novas coordenações foram criadas: a de cultura, a de desportos e a de biblioteca e sala de informática, que planejam e supervisionam as atividades extracurriculares. Existem ainda quatro coordenadoras pedagógicas, que fazem a formação de professores e se dividem por segmento. No Caic, os imprevistos são resolvidos por quatro coordenadoras de apoio, que não integram a equipe gestora, mas supervisionam o recreio, monitoram o atraso dos alunos e atuam como professoras eventuais. A equipe gestora inclui ainda duas orientadoras educacionais, que se ocupam das relações entre professores, alunos e pais e são apoiadas por uma psicóloga. Juntas, elas têm a missão de solucionar os problemas mais graves de indisciplina e acompanhar o desenvolvimento dos alunos. 

Graças à boa divisão de tarefas, Olívia encontra tempo para desenvolver um projeto cujo objetivo é minimizar os problemas de saúde entre os professores. A diretora também faz questão de passar diariamente nas salas de aula e, assim, manter um relacionamento direto com docentes e alunos.

ícone  Observe neste modelo 
- Ao deixar os assuntos administrativos sob os cuidados da coordenadora de finanças, a diretora assume definitivamente a responsabilidade pela gestão da aprendizagem e se aproxima da coordenação pedagógica. 

ícone  Cuidados a serem tomados
- O responsável pelo trabalho burocrático e administrativo não deve ficar de fora dos encontros de planejamento das ações pedagógicas, pois ele será o substituto do diretor em caso de ausência.

 

 

5 Boa relação entre escola e comunidade

Quando a EMEF Professora Mariana Teixeira abre os portões, a diretora, Lídia Martins de Araújo, faz o que chama de trabalho de portão. Ela é a principal articuladora entre a escola e a comunidade. Além de receber os alunos, aproveita a entrada para conversar com os familiares. Lídia também comanda as reuniões bimestrais com o Conselho de Escola - formado por alunos, pais e professores - e participa dos encontros da Associação de Amigos da Escola. Enquanto o primeiro grupo faz demandas e ajuda a elaborar o projeto pedagógico, o segundo autoriza o emprego das verbas recebidas. A assistente de direção, Patrícia Ferraz Silveira, cuida de questões pontuais, como o controle de frequência dos alunos, os serviços de secretaria e a orientação do trabalho dos funcionários, fazendo a ponte entre esses e a equipe gestora. A escola conta ainda com o trabalho de uma orientadora pedagógica, Renata Marques, e de uma orientadora educacional, Haldia Mary Matias. Ambas participam dos encontros de formação oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Contudo, no dia a dia, Renata mantém o foco na formação docente, que se dá semanalmete, em dois encontros, totalizando cinco horas de estudo - e que algumas vezes tem a participação da diretora e da orientadora educacional. Esta, por sua vez, ajuda os professores a trabalhar as dificuldades dos alunos organizando planos de estudo. Haldia prepara uma pasta de acompanhamento para cada um, com objetivos que devem ser alcançados e orientações. Ela também ajuda a resolver pequenos problemas cotidianos, como brigas entre os estudantes e acompanha as assembleias e reuniões do grêmio escolar.

ícone  Observe neste modelo
- O trabalho das duas orientadoras garante o foco nos processos de ensino e de aprendizagem.
- A forma como diretora e assistente de direção se dividem para atender às famílias e aos funcionários.

ícone  Cuidados a serem tomados
- O diretor geralmente é o primeiro a ser procurado para resolver qualquer problema relativo à escola. É importante comunicar que outros membros da equipe são aptos a fazer o atendimento aos pais e alunos.

 

Descubra também que tipo de líder você é.   Faça o teste!

 

Bom trabalho!

 

Atividades a distância

2ª atividade a distância - 25/04 a 06/05

Prezados cursistas,

Vocês deverão fazer uma pesquisa na Unidade que atuam e postá-la no seu blog de acordo com o seguintes itens:

A) Quanto ao contexto social no qual a escola está inserida:
1. Onde está situada geograficamente a escola?
2. Qual a realidade social e econômica dos estudantes e do bairro onde a escola se situa?
3. Quais os equipamentos sociais (cinemas, teatros, igrejas, áreas desportivas, centros de lazer, centros culturais, organizações sociais etc.) disponíveis
nas proximidades da escola dos quais os estudantes usufruem?
4. Qual a escolaridade média da comunidade externa à escola?

B) Quanto às condições da escola para uma aprendizagem relevante:
1. Quais as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação e pela escola visando a formação continuada dos docentes e dos trabalhadores não docentes(cursos de capacitação, coordenação pedagógica, participação em eventos, assinatura de revistas especializadas)?
2. Quais são as condições do prédio escolar (salas de aula, área para esporte, biblioteca, sala de professores, banheiros etc.)?
3. O prédio escolar está preparado para o acesso a portadores de necessidades especiais?
4. Quais são as condições (qualidade e quantidade) dos materiais didáticos disponíveis para os docentes e discentes?
5. Quais os equipamentos (computadores, filmadoras, retroprojetor, máquinas fotográficas etc.) disponíveis para o trabalho pedagógico da escola?

C) Quanto aos mecanismos utilizados na gestão democrática da escola:
1. Quais os espaços para a participação dos diversos segmentos na gestão da escola (Conselho Escolar, Reuniões de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil,
Conselho de Classe etc.)?
2. Qual a participação efetiva de cada um dos segmentos escolares e da comunidade local, nesses espaços de participação?
3. Qual a periodicidade com que os órgãos colegiados se reúnem?
4. Como foi elaborado o Projeto Político-Pedagógico da escola?
5. Como vem sendo implementado o Projeto Político-Pedagógico?
6. Como é feita a escolha do dirigente escolar nessa escola?
7. Como a escola vem construindo sua autonomia didática, financeira e administrativa?
8. Como a escola demonstra o respeito à pluralidade dos sujeitos sociais?
9. Como a escola demonstra transparência de seus atos e decisões?

D) Quanto à atuação dos trabalhadores em educação no processo educativo:
1. Como são estabelecidos os conteúdos e a metodologia a serem desenvolvidos em sala de aula? O professor participa desse trabalho?
2. Os materiais didáticos existentes na escola são utilizados com freqüência pelos docentes?
3. Como tem sido a participação dos docentes na coordenação pedagógica?
4. Como se desenvolve a relação professor/estudante na sala de aula?
5. Como se desenvolve a relação funcionário/estudante no espaço escolar?
6. Quais os instrumentos utilizados na avaliação dos estudantes, pela escola?
7. Como o professor trabalha com os resultados das avaliações dos estudantes?

8. Como é feita a recuperação da aprendizagem dos estudantes que demonstram
baixo desempenho nas avaliações?

9. Como é utilizado o livro didático em sala de aula?
10. Como acontece a participação dos professores e dos funcionários nãodocentes
nas atividades globais da escola?
E) Quanto ao desempenho escolar dos estudantes:
1. As notas encaminhadas pelos professores para a secretaria da escola são resultantes de quais avaliações (provas, trabalhos individuais e coletivos,
participação)?
2. Além dos aspectos informativos, quais os formativos que são levados em consideração no processo de avaliação dos estudantes?
3. Quais as notas/menções obtidas pelos estudantes no corrente ano (individualmente e por turma)?
4. Quais as disciplinas/atividades que possuem as notas/menções mais baixas?
5. Como se comportam as notas/menções de cada estudante, em relação à sua turma?
6. Como se comportam as notas/menções de cada turma, em relação às outras da mesma série?
7. Como os estudantes analisam o processo de avaliação a que estão submetidos?
8. Como a escola trabalha os dados resultantes das avaliações externas (SAEB e outras)?

Observação: Vocês poderão fazer um texto por tópicos e contemplar todos elementos obtidos na pesquisa.

 

Mãos a obra!

 


 

1ª atividade a distância - 11/04 a 24/04

 

1. Procure identificar as questões diretamente relacionadas às atribuições do conselho escolar e apresente, aos colegas, suas idéias sobre as várias funções que ele desempenha, no sentido de contribuir para a efetivação de uma educação de qualidade social, no seu blog.E depois comente as atividades de 2 colegas.

Boa Páscoa!

 

 

Curso Conselho Escolar

 

Olá, cursistas!

 

 

Os Conselhos Escolares inserem-se na estrutura dos sistemas de ensino como mecanismos de gestão colegiada que expressam a vontade da sociedade na formulação e aplicação de políticas públicas educacionais. Assim, a gestão por conselhos representa uma estratégia de democratização das ações do Estado, uma vez que assume o papel de mediador entre a sociedade e o ambiente escolar de forma a situar as ações do Estado na lógica da cidadania.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, desde 2004, vem desenvolvendo ações que visam ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas, bem como instituir, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, políticas de implantação e fortalecimento de Conselhos Escolares, além de promover a capacitação de conselheiros escolares, utilizando inclusive metodologias de educação a distância.

Especificamente nestes cursos, a estratégia é trabalhar a Formação de Formadores, ou seja, formar pessoas ligadas a educação para viabilizar a implementação dos Conselhos Escolares nas Unidades de Ensino, assim como capacitar Conselheiros Escolares dos seus sistemas de ensino.

Bom curso!

NTM-Rio Bonito

 

Participantes da Turma 1

 

1.      LUCIANA DA SILVA - tialueducadora.blogspot.com

2.      JULIA MARIA GALEÃO - professorajuliagaleao.blogspot.com/

3.      VERA LÚCIA CARDOSO - professoraveraluciacardoso.blogspot.com

4.      HEROÍNDE ISOLINA DA SILVA - Professorahero.blogspot.com

5.      SABRINA ALVES ALBINO - sabrinalbino.blogspot.com/

6.      LAISA CRISTINA VIEIRA DA COSTA FERREIRA - laisaferreira.blogspot.com

7.  VALÉRIA ALVES MARTINS AZEREDO -blogprofessoravaleria.blogspot.com

8.  SIMONE GOMES FERREIRA MACHADO - simoneferreiramarcelo.blogspot.com

9.  DÁRFILE MONIQUE MAGALHÃES DE AZEVEDO

10.  DENISE DA CONCEIÇÃO VITORINO - denisevitorino.blogspot.com

11.  ALESSANDRA PINA ROSA - alessandrapinarb.blogspot.com

12.  JÚLIO CÉSAR DA SILVA ROCHA -

13.  THAINÁ DE OLIVEIRA CATETE - thaincattete.blogspot.com/

14.  TALITA MENDES D'ONRNELLAS DE SOUZA ROSA -talitapedagogiaeeducacao.blogspot.com

15.  MARIA NAZARETH CONCEIÇÃO CARDOSO - nazacardosorb.blogspot.com

16.  VIVIANE DA COSTA LOPES - vivianeinfopt.blogspot.com

17. Géssica Leal dos Santos - gessyleal.blogspot.com

18. Leidiana Chaves França - lelechaves.blogspot.com

 

Entre no blog dos participantes de sua turma e conheça-os.

 

Cronograma

  • Blog, uma ferramenta de aprendizagem

Período de 28/03 a 08/04

Nesta semana cada cursista deverá construir um blog, onde serão postadas as atividades a distância. Além de construir o blog cada um fará como atividade inicial de apresentação, que deverá conter informações sobre cada um e o que espera do curso. Titulo da atividade : APRESENTAÇÂO.

Visite o blog dos colegas!

 

  • Caderno 1 - Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania.

Período de 11/04 a 20/04

Acontecerá  em duas partes. A primeira aborda a legislação educacional que sustenta e viabiliza o funcionamento dos conselhos escolares em seus objetivos, limites e possibilidades. A segunda parte trata, especialmente, dos conselhos escolares em algumas dimensões que a sua existência e funcionamento envolvem.

Encontro presencial - 11/04

Atividade a Distância - 11/04 a 20/04

 

  • Caderno 2 - Conselho Escolar e a Aprendizagem na Escola.

Período de 25/04 a 06/05

Trata a educação como prática social que visa ao desenvolvimento de cidadãos conscientes, autônomos e emancipados e entendendo o Conselho Escolar como instrumento de gestão democrática colegiada, especialmente no acompanhamento responsável da prática educativa que se desenvolve na escola e na construção de sua principal função que é seu projeto político-pedagógico.

Encontro presencial - 25/04

Atividade a Distância - 25/04 a 06/05

 

  • Caderno 3 - Conselho Escolar e o Respeito e a Valorização do Saber e da Cultura do Estudante e da Comunidade.

Período de 09/05 a 20/05

Reflete sobre a importância da presença do saber e da cultura sobre a negação no processo didático-pedagógico da escola. O caderno divide-se em três partes - a formação humana e os desafios; a superar no âmbito da escola; a pedagogia da emancipação na escola e o encontro dos saberes.

Encontro presencial - 09/05

Atividade a Distância - 09/05 a 20/05

 

  • Caderno 4 - Conselho Escolar e o Aproveitamento Significativo do Tempo Pedagógico.

Período de 23/05 a 03/06

Trata a função da escola de formar o cidadão, assegurando ao educando o acesso e a apropriação do conhecimento sistematizado, mediante a instauração de um ambiente propício as aprendizagens signi?cativas ás praticas de convivência democrática. Para cumprir sua função precípua de favorecer essa formação, a escola precisa construir/instituir, de forma coletiva, um projeto político-pedagógico.

Encontro presencial - 23/05

Atividade a Distância - 23/05 a 03/06

 

  • Caderno 5 - Conselho Escolar, Gestão Democrática da Educação e Escolha do Diretor.

Período de 06/06 a 17/06

 Tem como objetivo oferecer contribuição para o fortalecimento dos mecanismos de democratização da escola, em especial do Conselho Escolar e dos processos de escolha de diretores por meio da análise dos desa?os, limites e possibilidades da gestão democrática: a participação cidadã na escola.

 

Encontro presencial - 06/06

Atividade a Distância - 06/06 a 14/06

 

 

  • Relatório de Avaliação e encerramento

27 de junho de 2011.

 

Material do Curso


 

 

 

 

 

 

 

1º -  Procure identificar as questões diretamente relacionadas às atribuições do conselho escolar e apresente, aos colegas, suas idéias sobre as várias funções que ele desempenha, no sentido de contribuir para a efetivação de uma educação de qualidade social, no seu blog e comente a postagem de 2 colegas.

  Bom trabalho!